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Empreender requer coragem para se aventurar no desconhecido. Os riscos envolvidos em novos negócios são desafiadores. Começar a empreender, com menor risco, requer dentre outras coisas, conhecimento sobre o mercado, sobre o ambiente onde seu negócio estará inserido. Uma ferramenta fantástica que possibilita decisões com menor incerteza é a Pesquisa de Mercado, que é a coleta de informação junto ao público-alvo, para orientar o processo de tomada de decisão, o planejamento e/ou solucionar problemas reduzindo os riscos e a incerteza. A partir das informações obtidas na pesquisa, o empreendedor poderá entender a realidade do mercado.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, aborda que a Pesquisa de mercado deve ser compreendida como um meio para obter informações e consequentemente dar base para a tomada de melhores decisões, garantindo assim, vantagem competitiva à organização. A gama de possibilidades e aplicações da Pesquisa de Mercado abrange desde o conhecimento e monitoramento do mercado, dimensionamento da demanda, estudo de preços, avaliação dos impactos causados pelas ações de marketing, compreensão de problemas e soluções, ao estudo do comportamento e necessidade do consumidor. A dinâmica do mercado e sua complexidade evidencia a importância da pesquisa de mercado.
Contudo, contratar uma empresa para realizar uma pesquisa de mercado pode ser bem oneroso para quem vai empreender. No entanto, existem diversas ferramentas online que facilitam e podem auxiliar no estudo do mercado e na busca por respostas. O Google Docs, por exemplo, simples, gratuito e de fácil utilização, permite a criação de questionários e formulários, que podem ser facilmente compartilhados com o público-alvo, a vantagem dessa ferramente é que a mesma, agrupa os dados em uma planilha e também gera gráficos que facilitam a análise.
O Survey Monkey é outra ferramenta que permite a criação de questionário, gerando gráficos e tabulando dados. Porém a versão gratuita tem suas limitações, na versão paga, o usuário além de poder elaborar questionários com inúmeras perguntas e poder obter diversas respostas, é possível cruzar os dados.
Para a consolidação de informações sobre o mercado onde se vai atuar, existe uma diversidade imensa de instrumentos e sites, que possibilitam estudar, conhecer e obter maiores informações para o novo negócio, algumas opções são: o IpeaData, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; o Mercado de Ações, que é uma rica fonte de informação para conhecer outros mercados e analisar os dados de empresas e possíveis concorrentes; o BizStats, tem possui uma gama de dados e informações de vários setores; o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística etc.
Antes de iniciar a pesquisa, é necessário que se tenha claro os objetivos que motivam a investigação, bem como o público e o ambiente que irá ser estudado. Assim, define-se o método que será utilizado na pesquisa e amostragem, com base no universo considerado. Estipular um cronograma para a execução da pesquisa é interessante, pois direciona e estabelece metas. Com base nos objetivos da pesquisa, deve-se elaborar o questionário e definir as estratégias para abordar o público-alvo.
É interessante, inicialmente, realizar um teste em menor escala para validar o questionário e verificar se o mesmo atende os objetivos. Após a coleta de dados é importante consolidar, organizar e tabular os dados, o que pode ser feito no Excel, por exemplo. Com base nos dados nas quais dispõe-se e tendo em vista os objetivos definidos, realiza-se o tratamento estatístico dos dados, gerando gráficos, tabelas e esquemas que facilitem a compreensão e sejam autoexplicativos. Posteriormente, avalia-se os resultados, analisando e comparando os dados visando a obtenção do máximo de informação possível, especialmente às relacionadas com o objetivo estabelecido.
Assim, conhecendo o mercado, o macroambiente onde se pretende aventurar, tendo em mente os objetivos do seu negócio, além do lucro que é o resultado final esperado, pautando-se em valores consolidados e bem delineados, com as informações necessárias e o prévio conhecimento de onde se está para onde se pretende ir, são fatores determinantes no sucesso do novo negócio.

FONTE: http://www.administradores.com.br