Escolha uma Página

Nos últimos dias, tenho sido abordado por alguns empreendedores e jornalistas que desejam saber se tenho algum segredo para sobreviver às crises econômicas pelas quais o País enfrenta.
Como “O Filho da Crise”, nome do livro que conta um pouco da minha história de empreendedorismo, gostaria de listar alguns pontos que considero fundamentais para quem está começando um negócio, especialmente em períodos que chamo de “a tempestade perfeita”:
1) Aprenda a gostar do que faz
Muitas mães pedem aos filhos que escolham profissões que realmente gostem. No meu caso, sou formado em Geologia, mas fui trabalhar com tecnologia, após ser contratado pelo Bradesco, onde comecei a minha história. Aprendi realmente a apreciar o que fazia. Tanto que decidi montar o meu próprio negócio na área de TI.
2) Invista em algo que exija pouco capital
A menos que você tenha muito dinheiro, prefira investir em algo que exija pouco capital para não correr risco de quebrar. Essa foi minha opção ao escolher a área de prestação de serviços. Montei o meu escritório em casa e a primeira funcionária foi a minha esposa.
3) Procure fazer o que já conhece
Dessa forma, o risco é menor. Lembre-se de que está começando um negócio!
4) Seja conservador em suas expectativas 
O retorno sobre o investimento nem sempre vem rápido. Por isso, tenha uma visão mais espartana e não invista mais do que pode neste começo. Às vezes, surgem dificuldades que não estão previstas.
5) Seja disciplinado para executar uma ideia
Focar no que realmente interessa para buscar resultados que façam o seu negócio girar.
6) “Frontline obsession”
Todo empreendedor precisa estar perto do cliente para entender suas necessidades e propor alternativas. É dessa forma que você “sente a temperatura do jogo”.
7) Seja vendedor
Todo empreendedor é, no fundo, um vendedor nato. Aproveite-se dessa experiência!
8) Saiba que vai trabalhar mais
Quantas vezes ouvi que uma pessoa queria ser empreendedora para não ter chefe e horário fixo. Quem pensa dessa forma está totalmente equivocado. Quando você é dono do negócio, você precisa se dedicar muito mais. O trabalho é maior, mas também é muito prazeroso tomar suas decisões e decidir sobre o destino de seu próprio negócio.
9) Delegue, mas saiba a hora de interferir
O líder precisa delegar porque está envolvido em várias frentes. Porém, tem que saber a hora de se posicionar, especialmente em situações importantes ou de crise.
10) Tenha uma visão estratégica
Você sabe o que quer? Então siga o seu feeling e, se necessário, tenha humildade para redefinir o caminho. O líder ouve todo mundo, mas quem toma a decisão é ele.
Espero que possa ajudá-lo nesta empreitada!
* Fundador da Stefanini, empresa de tecnologia.

 

Fonte: https://exame.abril.com.br/carreira/10-dicas-para-quem-deseja-empreender/